sexta-feira, 23 de março de 2012

Bolo bicolor

     

        Fernanda Aerre, colega de sala, levou pra o curso um livro de onde tirei essa receita. Na verdade o livro estava destinado a outra pessoa, mas quando eu vi, quase morri de nostalgia. rs... O livro é da Ofélia gente, ( As grandes receitas de Ofélia). Vocês lembram dela? Tinha um programa de televisão, um dos poucos da época chamado, "Cozinha Maravilhosa da Ofélia". Lembraram?

     Lembro eu, ainda criança, muiiiito criança, que em quanto os meus irmãos queriam assistir desenho animado,  eu ficava esperando ansiosa a hora do programa começar. ( deu pra ver, que vem de cedo essa minha mania de receitas né?).

      Fernanda não teve outro jeito a não ser me emprestar... Daquele tipo " você tem duas opções, ou você me empresta, ou você me empresta". hehehehee...

       Livro comigo. Gostei de varias receitas boas, e como já fazia um tempinho que não rolava um bolinho por aqui, resolvi começar por essa receita de bolo bicolor.  Espero que vocês aprovem! 

    
                      


         A receita desse bolo é daquelas bem facinho e gostosinha... do jeitinho que eu gosto pra dividir com vocês.


Ingredientes:


  • 1 xícara (chá ) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 1/4 xícara (chá) de açúcar ( dê preferência sempre ao refinado, o resultado é sempre melhor para bolos)
  • 3 ovos
  • 2 1/4 (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher de essência de baunilha ( eu sempre dobro, coloquei 2)
  • 3/4 xícara (chá) de chocolate em pó


Modo de preparo:


     * Antes de começar a preparar a massa, unte a forma que você vai usar com manteiga e farinha de rosca.
  1. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. ( + ou - 10 minutos). Acrescente os ovos um a um batendo sempre.
  2. Aos poucos, acrescente a farinha previamente misturada com o fermento em pó, batendo na velocidade mínima. Acrescente o leite e a baunilha e bata apenas para homogenizar.
  3. separe a massa em duas partes. Coloque a metade da massa em uma  forma untada e enfarinhada.  A outra ametade ainda na batedeira adicione o chocolate em pó. Misture com uma espátula e despeje por cima da massa branca ( alise a superficie com as costas de uma colher).
  4. leve ao forno (moderado) pré aquecido a 180 °C, por 35 a 45 minutos, ou até que, ao espetar um palito ele saia limpo e seco.
  5.   Desenforme morno e deixe o bolo esfriar completamente. 

         Outras receitas deste livro serão testadas, e se aprovadas, serão também dividas com vocês!

Boa noite e um bom final de semana!!!

     Até breve!



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...