quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bolo de maçã, aveia e canela




     Como disse antes eu não sou muito boa em fazer bolos, ando me aventurando e deixando pra trás aqueles tão práticos e fáceis preparos que já vem quase pronto na caixinha, tirando a batedeira do armário e mandando vêr (fazendo bolos de verdade).  rs... Sabe que tem dado certo!
 


Esse vai pro lanchinho da tarde. Combinação perfeita com chá. 
Alguém ai aceita????


Receita: 

Receitinha da Polly (cunhada)


Ingredientes:

Massa: 100 gs de manteiga
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 ¹/² xícara de aveia em flocos grossos
2 maçãs medias picadas
1 colher de canela
1 colher de fermento em pó

Cobertura: 1 colher de açúcar
1 colher de canela

Modo de preparo: 

Bata primeiro os ovos em ponto de neve. Reserve! bata a manteiga com o açúcar até formar um creme; acrescente os ovos em neve, junte a farinha de trigo e a aveia aos poucos, depois coloque as maçãs picadas e a canela. Por fim acrescente o fermento em pó. Unte uma forma  e despeje a massa, por ultimo, misture o restante do açúcar e a canela e jogue por cima da massa ainda crua.   Leve ao forno pré aquecido  em  180° C e deixe assar por mais ou menos 35 a 45 minutos. Desenforme frio!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A primeira postagem

Olá Cumadis! 


Essa é a primeira de várias postagens que eu vou fazer neste blog delicious. Não vou postar nada sobre comidinhas gostosas agora (como minha cumadi Ana Paula), vou fazer isso no próximo post. O assunto aqui é a vida que se leva...






Eu e minha cumadi  quando nos eunimos rolam altos papos, com o tempo, fomos percebendo que os encontros mais divertidos aconteciam na cozinha e resolvemos fazer registros de tudo: dos papos, das risadas, das comidas, dos sabores, das bebidas, da diversão, resumindo, tudo que ficava apenas na nossa lembrança será registrado aqui no "Cumadis   na Cozinha"....




Dessa forma, digo que o blog é um espaço democrático que pretendo trocar experiências, aprender coisas novas, colocar coisas velhas em pratica, pretendo desenvolver nossos talentos, que estão bem escondidos e difíceis de achar, viu (afff...)?!



Então Cumadi, agora vou contar um causo enquanto preparo um bolinho de cenoura para tomarmos um café... fique a vontade... puxe um banquinho que a prosa vai ser boa!




Sejam bem vindas, obrigada pela visita!










terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Escondidinho de brocolis

    Hoje eu estava numa vontade danada de comer aquele brocolis que estava ali na geladeira já á alguns dias, pra que ele não estragasse eu tinha que faze lo todo de uma vez, e pra isso tinha que ser de uma forma que agradasse a todos aqui em casa (as crianças). 



Fiz  um purê de batatas com creme de leite, coloquei uma camada em um refratário, recheei  com brocolis picadinho só passado na água fervendo por 5 minutos exatos ( dei um choque térmico com gelo quando tirei da panela escorri bem),  coloquei um pouco de queijo (amo!) depois do brocolis, requeijão por cima, cobri com mais uma camada de purê e levei pro forno pra gratinar.


      Comi quase pegando fogo de tão quente, joguei um pouquinho de pimenta calabresa, azeite e mandei pra   dentro. Se ficou bom??? há... pergunta pras crianças. Bom demaissss.
O brocolis, você pode trocar por outro legume, ou um mix de legumes... cenoura, chuhu, couve flor... o que você tiver na geladeira pode ter certeza de que dá pra fazer.
 A sua criatividade manda e quem come agradece. 


Fondue de queijo

      Sexta feira, saí com a cumadi pra resolver uns pepinos (que não resolvemos nada) e na volta passamos no mercado pra olhar se tinha alguma novidade em uma seção que eu sou viciada e gasto sem dó!. (segredo) hahaaha... Lá tivemos a brilhante ideia de fazer fondue (delicia),(liguei pro marido ele topou). Então compramos pão, gorgonzola e o restante eu tinha em casa.
             Eu mesma gosto de preparar, não gosto desses que vende já pronto no mercado, acho caro, vem pouco e é horrível.


          Fazer  fondue pra mim é um ritual, não dá pra ser de qualquer jeito, tem que ter boa companhia, bom papo e é claro, aquele velho e bom vinho. Camila e  Will,  nos trouxe um Casal Garcia verde, que acompanha muito bem o queijo sem ficar enjoativo. bebemos bemmmm gelado (só de lembrar minha boca enche d´agua).  Aqui em baixo vai a receitinha pra quem tiver vontade de fazer em casa e também não gosta daquele que já vem pronto. 

Ingredientes:


1 pão italiano redondo e grande
1 cálice de vinho branco seco ( + ou - 130 ml)
1 dente de alho grande
220 g de queijo mascarpone ( pode ser requeijão cremoso, aquele que vem no copinho)
150 g de mussarela ralada
300 g de gorgonzola em pedaços pequenos 
100  ml de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
nóz moscada ralado 
cominho moído

Como fazer:

         Corte o pão em cubos. Reserve!
Use  uma panela sem ser a do aparelho de fondue para o preparo. 
          Coloque a panela no fogo e espere que esquente o fundo, enquanto isso dissolva o amido de milho no leite e reseve! espete o alho em um garfo e passe bastante no fundo e na laterais da panela como se estivesse untando, (deixe o alho na panela) feito isso você vai colocar o vinho  e deixar ferver por uns 4 minutos pra evaporar o álcool, em seguida vá colocando os queijos. Primeiro os mais consistentes depois os mais cremosos. Coloque a mussarela e vá mexendo, quando ela estiver derretida, coloque o gorgonzola e continue mexendo sempre pra não grudar no fundo, coloque o mascarpone mexa por mais uns 5 minutos, e adicione o leite com o amido de milho e continue mexendo até o creme ficar bem encorpado. Desligue o fogo tire o dente de alho que ficou lá dentro ( caso você não goste) e transfira para o aparelho do fondue. 
Caso você não tenha pão italiano, use pão francês dormido de um dia pro outro.
Fica bom também!  Legumes no vapor pode ser outra opção. Brocolis, cenouras em tirinhas (Al dente). 
Batata bolinha também combina muito bem e fica uma delicia (aquela bem pequenininha).
Prepare o ambiente, escolha o vinho de sua preferência, tenha uma boa companhia e bom apetite!

Ps: Rendimento para 6 pessoas comerem bem. Muito bem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...