quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Saladinha da hora!


Sabe uma coisa que eu adoro? Salada de macarrão.

Nesses dias de calor, eu chegando do trabalho ainda no pique, dá uma vontade de comer algo leve, refrescante e gostoso mas que ao mesmo tempo me deixe satisfeita, sem aquela sensação de fome, sabe?! Então o que vem na minha cabeça é só isso: SALADA DE MACARRÃO.

Vamos aprender? Vou mostrar como geralmente preparo a minha, mas você pode colocar os ingredientes que mais gostar.
Ingredientes:
> 250 g de macarrão parafuso (ideal é usar o macarrão colorido, mas como eu não tinha usei o tradicional)
> 3 colheres (sopa) de maionese
> 3 colheres (sopa) de creme de leite
> 1 colher de molho shoyo
> 1 colher de cebola ralada
> 1/4 de cada pimentão (vermelho, amarelo e verde) cortados em cubinhos
> 100 g de presunto cortado em cubinhos
> 1 maçã cortada em cubinhos
> 1 cenoura média ralada
> Sal a gosto

Modo de fazer
1. Cozinhe o macarrão em água e sal por 10 minutos ou até ficar "al dente" e escorra
2. Misture a maionese, o creme de leite, o shoyo, a cebola, o sal e reserve
3. Em uma saladeira misture os demais ingredientes juntamente com o macarrão já completamente frio e, em seguida, misture o molho que foi reservado.
4. Decore e sirva.

DICA: O grande lance da salada, é o molho que preparamos misturando a maionese, o creme de leite, o shoyo e a cebola, então, dá uma caprichada aí, viu?


Aqui em casa essa salada é servida como prato único, todo mundo adora!

Faça aí na sua casa e depois me conta cumadi, viu?!

Beijos e até breve!



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lazagna dois molhos

      Ontem o dia  foi meio corrido aqui em casa. Eu fiquei sozinha com a Ana Elisa ( meu bebê de 4 meses), enquanto o marido levou as crianças pra nadar na água mineral (Maria e João). Eu fiquei por conta da Ana, mas resolvi fazer uma lazanha pro almoço que dentre choros, massa, manhas, molhos e gostosuras... Ufa!!! Deu tudo certo!!! Cansei mas consegui! 


   
        Eu fiz assim; Refoguei cebola e o alho, coloquei meio quilo de carne moída, refoguei, refoguei, refoguei... até secar toda aquela aguinha que solta da carne, depois coloquei uma colher ( sobremesa) bem cheia de mostarda, a mesma medida de molho inglês, 1 cubo de caldo de carne junto com uma xícara de água fervente, tampei a panela e deixei ferver por alguns minutos. Depois coloquei o molho de tomate daqueles que já vem pronto na caixinha mesmo. Eu usei uma embalagem de 520 gs mais um sachê de  300 gs, e meio litro de água. Aahhhh, ia me esquecendo, usei também um sachêzinho de temperos do sul ( aquele que é feito com amor sabé?) e coloquei orégano também. Peguei um pacotinho de massa pronta, daquelas secas que vão direto pro forno, e fui alternando camadas de; Primeiro molho, massa, molho, queijo mussarela ralado, molho branco ( a receita do molho branco você pode conferir aqui) presunto de peru cozido, queijo, massa... e assim foi até acabar a massa.


  Tampei com papel laminado e levei pro forno pré aquecido, por 30 minutos  e depois mais 10 minutos destampados. Ana estava muito manhosa, minha cozinha ficou uma zona, mas a lazanha...  


Delicius!!!


Molho branco


   Esse molho eu ofereço as cumadis e os cumpadis (clientes) que frequentavam o Na Moranga Restaurante.  


  Ele era um dos mais procurados para as massas. E como volta e meia aparece uma cumadi, "amiga" pedindo a receita, eu resolvi aos poucos ir revelando aqui , alguns segredinhos do restaurante.

Receita:

  • 1 litro de leite
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 cebola de tamanho médio
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 1 caixinha de creme de leite. Reserve!!

      Bata o leite, a farinha de trigo, a cebola e o caldo de carne no Liquidificador. Depois coloque em uma panela grande com a boca bem aberta, ( tipo Wok). Cozinhe mexendo sempre até ele encorpar, pegar uma consistência cremosa e lisa. Depois do molho já cozido (bem encorpado e cremosinho) desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Esta pronto!!! Você pode servir esse molho, com qualquer tipo de massa, carnes, aves, peixes, legumes... O fato dele ter caldo de carne no preparo não altera o sabor, e pra galera que não suporta cebola, não precisa se preocupar. NÃO FICA com sabor forte de cebola tá!! Pode testar que eu garanto.
        

            


Torta de banana com chocolate


        Vocês viram ontem de manhã no Mais você a torta de banana que a Ana Maria Braga fez???? Então, ela esta aqui oh! fiz pra sobremesa ontem mesmo.

   
         Combinação perfeita essa né? Banana com chocolate...
... E uma tortinha bem gostosa feita dessa duplinha ai??? Quem não gosta?



     A  receita é facin, facin!!! Você vai precisar de; 
  • 100 gramas de farinha de trigo
  • 100 gramas de açúcar mascavo, 
  • 100 gramas de açúcar comum, 
  • 10 bananas nanicas cortadas no comprimento,
  •  150 gramas de chocolate meio amargo picado ( eu usei uma barra inteira), 
  • 3ovos levemente batidos ( eu usei 5, 3 pra mim não foram suficiente). 
  • um refratário untado com manteiga.

     Misture a farinha e os açúcares,  coloque ³/4 dessa mistura no fundo do refratário untado com margarina e  reserve o restante. coloque as bananas fatiadas no cumprimento em cima dessa mistura ( eu não usei todas as bananas, achei muito e optei só por 6 mesmo). coloque o chocolate por cima das bananas os ovos levemente batidos o restante da mistura de farinha e os açúcares. Leve pro forno pré aquecido na temperatura de 180 °  por 40 a 50 minutos.

       
       Sirva quente com uma bola de sorvete de creme. 
      

      Que tal fazer para as visitas do fim de semana?

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Desconfiadinho...


Sabe quando você chega depois de um dia inteiro de trabalho e ainda está no maior gás, no maior pique? Então, eu estou desse jeito... Não sei o que é, não sei o que está acontecendo, nunca fui assim. A questão é a seguinte: TENHO QUE APROVEITAR!


Pensando nisso, cheguei do trabalho hoje disposta a transformar essa energia em algo bem gostoso, mas não tinha nada que pudesse ser transformado na geladeira, apenas umas mandiocas lá no fundo da fruteira e um pedaço de carne de sol congelado. Nooooosa! Se fosse outro dia eu ia desistir ali mesmo mas a energia não deixou! Embora desconfiada dos ingredientes (carne de sol congelada e mandioca da fruteira?????), resolvi preparar um "desconfiadinho" kkkkkkkkkk



Primeiro coloquei a carne na panela de pressão com um pouco de água para descongelar e cozinhar ao mesmo tempo. Em seguida descasquei a mandioca, tasquei em uma panela e foi para o fogo cozinhar. Uma cumadi me chamou no portão e não quis entrar, então fiquei lá papeando, papeando, papeando... até que " ai, meu Deus!! Tô com a janta no fogo!" Quando cheguei na cozinha, depois uns 40 minutos de conversa de cumadi, a mandioca tinha cozinhado tanto que parecia que tinha derretido! Putz, e se a mandioca ficou assim, imaginem a carne de sol na panela de pressão?! Pensei nela e fiquei triste, minha desconfiança tinha se transformado em medo! Quando eu abri a panela SURPRESA: a carne estava tão macia, tão macia que foi só dar uma balançadinha e pronto virou carne de sol desfiada!! 




Depois disso foi fácil, fácil... 


Fiz um purê de mandioca e refoguei uma cebola em uma colher de manteiga de garrafa e adicionei a carne de sol para dar uma fritada (pensem num cheiro bom!). Em seguida, num refratário médio fiz uma cama bem aconchegante com o purê, coloquei a carne, o restante do purê, queijo parmesão ralado por cima, e pra finalizar, forno em temperatura alta para gratinar (uns 20 minutinhos).


O desconfiadinho ficou SHOW! Uma delícia! Comida honesta e despretensiosa, uma das metas do Cumadis na Cozinha.



No final de tudo, eu fiquei com o maior peso na consciência. Não porque eu comi muito (não é novidade, faço isso direto) e sim por ter desconfiado dos ingredientes que eu tinha... Acho que eu juro que nunca mais vou fazer isso (hehehe)!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Strogonof de frango


     Táaa eu sei, que strogonof é um prato simples e fácil e que todo mundo, ou pelo menos "quase" todo mundo já fez, mas a pedido da Maricotinha ( Maria, filhota do meio) e algumas "Cumadis" (amigas) recém casadas, que ficam meio perdidas na cozinha eu fiz e vou  posta lo. 





        Eu fiz de memória mesmo, mas como é facinho e os ingredientes são simples dá pra passar as medidas mais ou menos direitinho.  Anota ai!

   Ingredientes:
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 peito de frango grande cortado em cubos ou tirinha, como você preferir.
  • 1 cubo de caldo de frango
  •  1 colher (sobremesa) Mostarda
  • 1 colher (sopa) Catchup
  • 1 colher (sobremsa) de Molho inglês
  •  2 xícaras de leite ( opcional)
  • 1 colher de maizena ( opcional, eu coloco  porque gosto dele bem emcorpado "cremosinho")
  • 1 caixinha de creme de leite 
  • 200 g de champignon fatiado
  • Batata palha pra acompanhar

                                        


            Derreta a manteiga e quando ela estiver  quente, coloque o frango em cubinhos deixe até que seque toda aquela água que solta do frango. Quando estiver bem sequinho adicione o cubo de caldo de frango junto com uma xícara de água fervendo, tampe a panela e deixe ferver por uns 5 minutos, depois destampe a panela e  coloque o catchup, a mostarda e o molho inglês, misture tudo e tampe a panela de novo e  deixe ferver mais 5 minutos. Se você gostar dele mais cremozinho vai ser agora que você vai acrescentar o leite com a maizena e deixar cozinhar até o molho encorpar por ultimo coloque o creme de leite e pronto!  Pode chamar a galera e deixar todo mundo cair matando!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...