sábado, 25 de fevereiro de 2012

Suflê Chuchu Beleza


Olá Cumadis! 

Tudo bem com vocês? E o sábado foi bom? Foi tranquilo? O meu também foi bem tranquilo... Leve igual ao delicioso Suflê Chuchu Beleza que eu fiz. Olha a belezura aí abaixo:


É uma receita bem antiga... Aprendi com a minha avó Maria quando morei com ela em Ituiutaba-MG, há mais de 20 anos atrás (acho que estou um pouco velha, viu?!). Aqui em casa todos amam a beleza de chuchu e tenho certeza que se você fizer aí na sua casa todos vão amar também! 

DICA: sempre que vamos preparar um prato é importante separar todos os ingredientes e deixá-los a mão para o momento da preparação. Se você separar tudo antes, as chances de algo sair errado é quase zero! 



Dê uma checada nos ingredientes do Suflê Chuchu Beleza, separe o que você vai usar e vamos por a mão na massa?? 

Ingredientes:
> 2 xícaras de chuchu (cortados em cubinhos pequenos e cozidos no vapor)
> 1 xícara de chá de queijo ralado (pode ser mussarela ou minas)
> 2 colheres de sopa de farinha de trigo
> 2 ovos (claras e gemas separadas)
> 2 colheres de sopa de manteiga 
> 2 xícaras de chá de leite
> 1 colher de chá de sal
> 1/2 cebola ralada 
> Queijo parmesão à gosto

Modo de fazer:
1.  Derreta a manteiga, refogue a cebola até murchar e misture bem com a farinha de trigo
2. Acrescente aos poucos o leite e mexa sempre até engrossar
3. Desligue o fogo e acrescente as gemas uma a uma, em seguida o chuchu misturando tudo
4. Adicione o queijo ralado e o sal
5. Junte delicadamente as claras batidas em neve
6. Coloque em um refratário untado com manteiga  (no caso eu usei quatro ramequins, para dar um charme na apresentação) e finalize com parmesão
7. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até ficar dourado (os ramequins foram para o forno em banho maria para não grudar em baixo)
8. Sirva ainda quente.


Espero que todas as Cumadis tentem preparar a receita pois além de ser gostoso, leve, saudável, barato e fácil de fazer, o Suflê Chuchu Beleza prova para todo mundo que o chuchu não é sem gosto ou sem graça, ao contrário do que dizem por aí. 

Para conhecimento de todos o chuchu possui importantes propriedades: além do alto teor de fibras, é uma importante fonte de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. 

Tá comprovado que chuchu é uma beleza!



Espero que gostem Cumadis! Até a próxima!


Tchau!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bolo de chocolate recheado de forno

      Diz que esse não é o sonho de toda cumadi?! Fazer um bolo com recheio em um tapa só?! tirar ele do forno prontinho, recheado, faltando mesmo só a cobertura?!


         Pois é... esse bolo é assim, e quem me ensinou foi a cumadi Ana Maria Braga do programa mais você.

       Quando ela começou a falar do bolo, eu achei meio estranho esse negócio de recheio e massa juntos, daí como vocês já sabem, que eu não sou nada curiosa ,  fui lá meter a mão na massa, e vê se isso era mesmo verdade.
        E num é que é?! rs..  Deu super certo! Ele fica fofinho, molhadinho e crocante... Perdição total!!!



          
         Agora não tem mas desculpa, da pra fazer um bolinho de aniversário ai na sua casa.
         As crianças e o amore agradecem. Confiem!!!

           A receita é a seguinte; Nós vamos começar pelo recheio e dividi-lo em duas partes ( a parte menor será para cobertura), em seguida a massa, e enquanto o bolo estiver no forno, vamos continuar com a  cobertura, que já vai estar meio caminho andado.



             Recheio:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 (meio) litro de leite
  • 2 gemas
  • 2 1/2 colher (sopa) de amido de milho
  • 150 g de chocolate meio amargo picado
  • 1 lata de creme de leite (tem que ser em lata viu cumadis, aquela que tá no mercado a mais de 100 anos).

           Massa:

  • 100 g de margarina
  • 2 gemas
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  •  2 claras batidas em neve

          Cobertura:

  • 300 g de chocolate meio amargo picado


          Modo de preparo:


      Como eu disse lá no inicio, nós vamos começar pelo recheio. 1° coloque numa panela o leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho, e leve ao fogo médio até formar um mingauzinho, tipo aquele creme de pavê sabe?. Desligue o fogo e adicione as  150 g de chocolate meio amargo picado e mexa até que o chocolate esteja todo envolvido no creme. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Depois de frio, adicione o creme de leite. ( não precisa tirar o soro) Prestem atenção!!! Creme de leite fresco e de caixinha não dão certo. O porque eu não sei, mas foi a cumadi lá quem falou. Tem que ser em lata. Depois  do creme de leite já misturado, separe 2 xícaras desse creme para a cobertura. Reserve! Coloque o restante do recheio em um saquinho, amarre a boca. Reserve!




           Massa:


           1° Bata as claras em neve. Reserve! 2° bata na batedeira a margarina, as gemas e  o açúcar  por  + ou  - 10 minutos, até obter um creme claro. Desligue a batedeira e adicione o chocolate em pó, a farinha de trigo, o leite e o fermento em pó, ligue a batedeira e bata até formar uma massa homogênea ( + ou - 5 mints). Desligue a batedeira e acrescente as claras em neve aos poucos e delicadamente (não use a batedeira, misture com uma colher de pau).


    Unte uma forma com margarina e farinha, coloque metade da massa na forma, e em seguida  faça um furo pequeno no saco do recheio e coloque por cima da massa, começando das laterais pro meio bem devagar, sempre nesse sentido ( NÃO ESPALHE COM A COLHER), o recheio vai se acomodando sozinho. Cubra com o restante da massa e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 1 hora.


 Cobertura: 


          Pegue aquelas duas xícaras que foram separadas do recheio e coloque em uma panela junto com as 330 g de chocolate picados. ligue o fogo e mexa até derreter todo o chocolate e o creme estiver liso e uniforme. 

      Quando o bolo sair do forno, espere esfriar e espalhe a cobertura por cima e pelas laterais.


        Aqui em casa a tchurma adorou, e eu com certeza farei mais vezes. Tentem ai vocês também, e depois me contem o resultado.

       

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Antepasto de abobrinha

   Esse antepasto é aquele que eu falei no post anterior, lembra? que a Dona Alice, colega de sala levou lembra??? Então!.. Dona Alice disse que era bom pra comer tomando uma cervejinha. E é mesmo viu!!! Já fiz duas vezes, não tomei a cervejinha pra acompanhar, mas os cumpadis e as cumadis que estavam aqui ontem, comeram e disseram que eu vou ter que fazer de novo, por que aquele não ficou bom, acabou muito rápido.  rs...


       
      Essa receitinha aqui é bem simples, também não tem regra. Pelo menos eu não segui nem uma regra..

      Usei duas abobrinhas grandes ( aquelas que parecem ter pescoço bem cumprido), usei só a parte do pescoço. Cortei em fatias bem finas como fatias de salame.  Coloquei uma panela com água no fogo e quando levantou fervura coloquei as abobrinhas, deixei por apenas  três minutos, pra que ficassem all dente. Dei um choque térmico na água com gelo, escorri e temperei com dois dentes de alho laminados, duas rodelas de cebola, azeite, vinagre, molho shoyu, bastante orégano e sal. Transferi para uma vasilha com tampa e pronto! Meia hora depois já estava pronta pro consumo.


     Eu servi com pães e torradas como petisco, mas acompanha muito bem um arrozinho branco com uma carninha passada ao ponto.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pavê de Biscoito de Chocolate

Olá Cumadis!

Agora vamos mostrar, passo a passo, uma receita muito especial que foi feita por duas convidadas mais especiais ainda. As lindas Cumadis Victória e Isabella (uma salva de palmas para elas!) prepararam um maravilhoso Pavê de Biscoito de Chocolate. Olhem a belezura na fotinha aí de baixo.


Ficou com água na boca, né?! Então, está esperando o quê para botar a mão na massa?? Veja se você tem todos os ingredientes e vamos para a Cozinha Cumadis!! Posso dizer para aquelas mais desanimadas que a receita é de fácil preparo e uma das sobremesas mais saborosas que já provei (e aprovei!).


Ingredientes

Creme branco:
1 litro de leite
4 gemas peneiradas
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de essência de baunilha

Cobertura:
4 claras batidas em neve
1 xícara de açúcar cristal
1/3 xícara de açúcar de confeiteiro
1 caixa de creme de leite

Creme de chocolate:
1 caixa de creme de leite
200g de chocolate ao leite

Recheio e decoração:
2 pacotes de biscoito de chocolate (usamos aquele com o recheio branco)


Modo de preparo:
Creme branco:
1. Em uma panela, misture bem os ingredientes (sem a essência de baunilha) e leve ao fogo mexendo sempre com uma colher até ficar bem espesso.

2. Desligue o fogo e misture a essência de baunilha. Reserve.

Cobertura:
1. Bata as claras em neve e em seguida adicione o açúcar aos poucos.
2. Quando tiver uma consistência de suspiro, adicione o creme de leite e reserve.

Creme de chocolate:
1. Derreta o chocolate em banho-maria e adicionando o creme de leite, misturando bem.

Montagem:
1. Retire o recheio e triture grosseiramente o biscoito. Reserve.
2. Em um refratário médio, coloque metade do creme branco, adicione os biscoitos triturados sem recheio e em seguida o restante do creme.
3. Despeje a cobertura até cobrir todo o creme branco.
4. Adicione o creme de chocolate com a ajuda de uma espátula.
5. Decore com os biscoitos e leve para a geladeira por aproximadamente 2 horas.



Desse modo digo que hoje o blog alcançou um dos seus objetivos que é despertar nas pessoas a vontade de ir para a cozinha e preparar algo com carinho apenas para agradar, se não o próprio, o paladar de outras pessoas!

Victória e Isabela, agradecemos a colaboração e voltem sempre!

Tchau Cumadis!

Manteiga com ervas

     Quarta-feira passada tive aula demostrativa de panificação, quando temos essas aulas no final tem degustação, e o professor abre um espaço pra gente levar de casa uns acompanhamentos, tipo pastas, sucos... ( Eu num levei nada! rs...) Dona Alice, levou um antepasto de abobrinha (confira a receita aqui!) suco de capim santo com limão e menta (cumadis vocês não tem noção do quanto esse suco é bom!) O professor ( Chef), Paulo André Alejandro, levou uma manteiga com ervas DE - LI - CI - O - SA! E é dela que eu quero falar aqui.

         Receitinha fácil, mas bem gostosinha sabe? Pode passar no paõzinho, na torradinha, incrementar aquele arroz que sobrou de ontem... na batata quentinha, no pãozinho pra assar na brasa, pode fazer a torradinha que acompanha o caldo, o ovinho mexido do café da manhã... em fim!!! É só usar e abusar da criatividade.


         Não tem mistério, não tem segredo, não tem medidas. Tudo no olho.

          Eu usei manteiga de leite ( fiz com margarina também e não fica tão gostoso quanto a manteiga), tomilho e salsa frescos  (lembrando que aqui você pode trocar as ervas caso não goste de uma ou de outra)  cebola e alho desidratados, sal se for necessário.
        Lave as ervas, escorra bem pra que não fique água nelas e corte as bem fininhas pra ajudar no processo de misturar. Coloque no Liquidificador a manteiga em temperatura ambiente junto com as ervas e bata até misturar tudo. Por último coloque a cebola e o alho desidratado e misture na função pulsar do liquidificador.

        Prontinho! Agora é só se deliciar... Mas cuidado com o colesterol hein, não vai abusar!!!


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bolo chiffon de chocolate

         Fofin e gostosin... 



           Antes quando eu fazia aqueles famosos bolos de caixinha bem fácinhos, aqui em casa, rolava um por  semana. Era pro café da manhã e lanche  do amogueco e das crianças, e olhe lá! Eu mesmo não dava muito valor,  achava que não gostava de bolos. Vai vendo! rs...    Hoje ando me segurando pra não fazer mais que duas vezes por semana. 

        Mal amanhece e me bate aquela fome, fome de bolo. Daí vai eu, toda cheia de disposição, tirar a batedeira do armário montar e fazer bolo passo a passo ( era o que me desanimava. Só de pensar naquelas peças sujas... Uiii!). Acho que estou abrindo espaço para ser mais gorda feliz assim!!! rs...

          Terceira vez do mesmo bolo feito... ( O bichim gostoso!!!)  Tão gostoso que  quero dividir com vocês.
           Acompanhem ai!


     
         O bom desse bolo além do sabor é a consistência , firme e fofíssimo.
 ( Livro de recitas União 100 anos)


  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado (320g)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (220g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó para bolos (10g)
  • 1 pitada de sal
  • ¹/2 xícara (chá) de chocolate em pó (50g)
  • ³/4 de xícara (chá) de água quente (150 ml)
  • ¹/ xícara (chá) de óleo girassol  (100 ml)
  • 7 gemas
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha 
  • 7 claras em neve  
       Bata as claras em neve, enquanto isso peneire o 4 primeiros ingredientes.  Junte o chocolate dissolvido na água quente os outros ingredientes e por último as claras em neve. ( misture com uma colher de pau). Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha  e asse no forno pré aquecido de 180 a 200 °C

     
     Dica: Cumadis eu uso farinha de rosca para untar a forma, e indico pra vocês, o bolo solta com mais facilidade e não gruda de jeito nenhum. Farinha de rosca é feita com pão velho e seco batido no liquidificador e peneirado.

     Se quiser congelar o bolo, embale em um saco de plástico seco e limpo, extraia todo o ar, lacre e etiquete. Congele por no máximo 3 meses. Pra descongelar deixe em temperatura ambiente dentro da embalagem.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Filé Mignon Suíno

Olá Cumadis! 

Levanta a mão quem gosta de filé mignon?   o/ 

Agora levanta as duas mãos quem gosta de filé mignon suíno?   \o/ 

Então vou compartilhar com vocês uma maravilha que eu preparei com o bendito Filé Mignon Suíno. E vou pedir uma coisa por favor: sem essa de achar que a carne de porco é muito calórica, é muito isso, muito aquilo e sei mais lá o quê! A verdade é que, além de saudável e saborosa, ela é a carne mais consumida no mundo inteiro (quem me disse isso foi o meu amigo Google, conhecem?!). Tô com água na boca só de estar escrevendo esse post e lembrar da gostosura aí na fotenha, olha!! Nooooooossaaaa!


Primeiro corte o filé em medalhões com mais ou menos 2 cm de espessura. Tempere com 2 dentes de alho picado, 50 ml de vinho branco, suco de 1 limão, 1 folha de louro picada, pimenta branca moída na hora, sal e deixe na geladeira marinando por aproximadamente 1 hora. 


Coloque um fio de azeite em uma panela e deixe aquecer bem. Coloque os medalhões e deixe fritar, sem mexer. Vire-os e deixe que fritem até dourar. Acrescente 1 cebola picada, 2 colheres de sopa de shoyo, 100 ml de água e deixe cozinhar até reduzir o caldo. Adicione o um vidro pequeno de champignons (drenado) e mexa com mais 50 ml de água. A parte, misture 1 colher de sopa de amido de milho, 100 ml de água, 2 colheres de sopa de catchup e junte a carne mexendo por aproximadamente por 3 minutos. Desligue o fogo, adicione cebolinha verde e sirva com arroz branco.


É de comer pensando no próximo porque esse já acabou!



Até mais Cumadis!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...